sexta-feira, 9 de março de 2012

CONDENADA A CASAR COM SEU ESTUPRADOR

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador 

 

publicado em 24 de novembro de 2011


Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul
Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.” 

Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima.

Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança.

Casos como a de Gulnaz são frequentes.

Cinegrafistas contratados pela União Europeia filmaram Gulnaz e outras mulheres em situação parecida com a dela para um documentário sobre o desrespeito aos direitos humanos no Afeganistão.

A União Européia desistiu do projeto após as gravações iniciais porque teme que as mulheres que deram depoimento com o rosto a descoberto sofram retaliações das autoridades.

A República Islâmica do Afeganistão, nome oficial do país, tem cerca de 34 milhões de habitantes. Lá, por conta principalmente da religião, as mulheres são tratadas como seres de segunda categoria.

PERDÃO - atualização em 3 de dezembro de 2011

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, concedeu perdão a Gulnaz em caráter incondicional, de acordo com as agências internacionais de notícias. Antes, a sentença de 12 anos de prisão teria sido reduzida.
Com informação das agências e da CNN.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/11/afega-pega-12-anos-de-prisao-por-ter.html#ixzz1odivSVns
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário